quinta-feira, 29 de abril de 2010

À CONVERSA COM O CO-PILOTO "VI"


QC - Como surgiu o "Vi" co-piloto?
VI - A proposta para ser co-piloto do Marcos já surgiu há cerca de 1 ano e meio/2 anos, quando ele adquiriu o Toyota Corolla (actual carro da equipa) e a possibilidade de realizar alguns ralis começou a ter "pernas" para andar.
Sendo o convite feito por um amigo, e uma vez que também tenho um certa paixão por ralis e automobilismo, não poderia dizer que não a esta nova "aventura".
QC - Quais são os teus objectivos a curto, médio e longo prazo, na equipa Queirocar Competições?
VI - Sinceramente, acho que no ponto em que estamos (início de carreira), o mais importante é desfrutarmos da experiência e aproveitar para ganhar ritmo e "traquejo".
Penso que, para já, devemos pensar prova a prova, dar o nosso melhor e ganhar mais confiança entre as 3 partes (eu, o piloto e o carro). Esta é uma nova experiência para todos, por isso, não quero estar a traçar objectivos demasiado ambiciosos.
Com o tempo as coisas vão surgindo e se estivermos a fazer um bom trabalho, aí, penso que poderemos ambicionar algo mais.
QC - Explica-nos um pouco as tuas funções de co-piloto?
VI - O meu trabalho começa, por norma, na semana anterior ao rali, em que temos de fazer o reconhecimento e tirar as notas. Depois de estarem as notas "afinadas", tenho de passá-las para o caderno de notas de uma forma perceptível e prática, pois em prova não podem haver erros.
Depois desta fase, vem o rali propriamente dito, em que para além de ditar as notas, que é a parte mais "visível" do meu trabalho, tenho de controlar os horários (entrada e saída do parque de assistência, entrada nas especiais,etc.) e tento ser o ponto de equilíbrio do Marcos, ou seja, acalmá-lo ou "picá-lo" quando acho que é necessário.
Basicamente, tento fazer tudo para que o Marcos só se concentre na condução.
QC - Já tiveste algum susto com o Marcos Queirós ao volante? Queres descreve-lo?
VI - Felizmente, para já, ainda não.
QC - Tens alguma superstição que repitas em todas as provas que participas antes das mesmas iniciarem?
VI - Não.
QC - Quando estás numa prova, tens tempo de olhar para a estrada? Já te enganaste a dar alguma indicação ao piloto?
VI - Vou tendo algum...Tento sempre certificar-me que as notas não falham. Enganar não, mas já houve um ou dois momentos em que fiquei um bocadinho baralhado.
QC - Quando tudo está a correr bem e de repente o carro "falha", o que te apetece fazer nesse momento? E o Marcos Queirós como costuma reagir?
VI - Infelizmente, aconteceu-nos nos dois ralis. Eu tento sempre manter-me calmo, apesar da frustração. São situações susceptíveis de acontecer e temos de aprender a lidar com elas.
O Marcos também reage de uma forma controlada e compreensiva, embora demonstre mais a sua frustração. O pai dele é que tem sido a "vítima", pois é a primeira pessoa a quem ele liga (risos).
QC - Quais são as tuas referências como pilotos e co-pilotos no rali? Por alguma razão em especial?
VI - Não são propriamente referências, mas sim pilotos que eu admiro, Loeb,Colin McRae e Ragnotti. Todos eles com características diferentes, mas excelentes pilotos. A nível nacional, tenho acompanhado o Armindo Araújo e o Bruno Magalhães e penso que podem fazer óptimos resultados no PWRC e no IRC, respectivamente. A nível de co-pilotos, gostava de referir o Daniel Elena, pois ele é um dos grandes responsáveis pelos êxitos do Loeb e da Citroen. Referenciar co-pilotos não é tão fácil, pois ficam sempre na "sombra" do piloto e têm pouca visibilidade.

sábado, 17 de abril de 2010

À CONVERSA COM O PILOTO MARCOS QUEIRÓS


Queirocar Competições (QC) - Como surgiu a "Queirocar Competições" (QC)?
Marcos Queirós (MQ) - A Queirocar desde sempre esteve ligada ao desporto motorizado, por influência do próprio sócio-gerente Marcos Queirós que participava com frequência em provas de perícia e competiu em ralis nos anos 90, tendo ainda feito algumas participações esporádicas entre 1999 e 2001. No ano de 2007 surge verdadeiramente o projecto Queirocar Competições ligado aos ralis com o intuito de apoiar o piloto Tiago Moreira que se iniciou nesse ano na modalidade.
QC - Quais os objectivos da "QC" a curto, médio e longo prazo?
MC - A curto prazo pretendemos continuar a competir no Campeonato Regional de Ralis Douro com o objectivo de rodar o máximo possível de modo a obtermos ritmo de competição para a médio prazo estarmos presentes num campeonato a nível nacional muito provavelmente o Campeonato Open de Ralis. A longo prazo a pretendemos participar em competições internacionais pontualmente.
QC - O que podemos esperar da equipa "QC" na presente temporada?
MC - Podem esperar o máximo empenho e dedicação não só dos pilotos como de toda a equipa técnica.
QC - Quais são as principais dificuldades com que a "QC" se tem deparado?
MC - Quando se corre por gosto não existem dificuldades mas sim desafios, pelo que não gosto muito de falar em dificuldades. Contudo posso apenas queixar-me da dificuldade em arranjar tempo para testar devidamente com o carro, o que por certo evitava os problemas de fiabilidade com que nos temos deparado.
QC - Se tivesses que descrever o teu carro, como o descreverias?
MQ - Um companheiro de luta.
QC - Qual o teu piloto referência da actualidade?
MQ - Aprecio o estilo de condução de vários pilotos. Gosto do Latvalla pela sua condução rápida e agressiva mas também gosto do Loeb pela sua consistência e rapidez.
QC - Quais os teus objectivos como piloto?
MQ - Os meus objectivos como piloto passam por tentar fazer o máximo de provas possíveis de forma a divertir-me e a tirar prazer da condução.
QC - Tens alguma superstição que repitas em todas as provas que participas antes das mesmas iniciarem?
MQ - Para já ainda não tenho, mas tenho conhecimento que é muito frequente nos pilotos.
QC - Qual é a importância da tua colaboração com a do "Vi" para que uma prova possa correr bem? Como é a vossa preparação?
MQ - A importância da mútua colaboração começa logo nos treinos onde é essencial estarmos os dois em sintonia de forma a podermos recolher o máximo de dados possíveis sobre o percurso da prova.A nossa preparação passa apenas pelos habituais treinos antes de cada prova.
Mensagem Final de Marcos Queirós: Quero aproveitar a ocasião para agradecer a todos aqueles que tem acreditado neste projecto, em especial à minha família e a todos os elementos da equipa técnica que apesar dos poucos recursos que temos nos fazem sentir pilotos profissionais. A todos vocês o meu muito obrigado.

domingo, 11 de abril de 2010

Rali Rota do Folar - Vilarandelo - Valpaços - 03-04-10



No passado dia 3 de Abril, a equipa "Queirocar Competições" de Marco de Canaveses deslocou-se até ao Norte do País, mais concretamente até Vilarandelo, concelho de Valpaços, para participar no Rali Rota do Folar.

O dia começou bem cedo para a equipa marcoense e nada foi deixado ao acaso para que a equipa se apresentasse o melhor possível. Se em termos de patrocinadores e meios, esta é uma equipa não profissional, o mesmo já não se pode dizer em relação à dedicação e empenho de todos os elementos que compõem a equipa "Queirocar Competições", porque a esses niveis são uns bons profissionais.

Este rali foi a 2ª participação oficial da equipa na presente época e o objectivo principal traçado para esta prova era conseguir levar o Toyota até ao final da prova.

Enquanto a equipa mecânica realizou todas as verificações matinais ao carro, simultâneamente o piloto Marcos Queirós e o co-piloto Vítor Silva (mais conhecido por "Vi"), fizeram o reconhecimento dos troços para que tudo ficasse pronto para a prova.

Após todos os aprontos, seguiu-se um pequeno momento de confraternização. Era um pouco notório que o nosso piloto e co-piloto estavam um pouco ansiosos pela prova, mas certamente que após a primeira partida essa ansiedade iria desaparecer.

A nossa equipa esteve muito bem, esteve com um bom andamento, andou pelos lugares 17º e 20º a meio da prova, (cerca de 42 carros), mas no 3º terceiro troço a embraiagem do carro "traiu-nos" e obrigou a equipa "Queirocar Competições" a abandonar a prova, já quando só faltava um troço para o final.

É óbvio que se criou um certo desanimo momentâneo, mas certamente isso não irá fazer a equipa baixar os braços e no próximo rali lá estaremos todos na máxima força e desta feita sem uma embraiagem traiçoeira...

Ficam agora aqui dois pequenos vídeos do carro da "Queirocar Competições" no Rali Rota do Folar, nomeadamente no 1º e 3º troço da prova.