domingo, 9 de maio de 2010

UM POUCO DE HISTÓRIA SOBRE O TOYOTA COROLLA

O nosso carro actual de competição é um Toyota Corolla Gti 1.6. É um Corolla da 6ª geração dos Corollas.
Hoje publicamos aqui um pouco de história acerca da evolução dos Corollas até à 6ª geração.
Toyota Corolla - 1ª Geração - Outubro de 1966

O Corolla foi lançado no Japão em Outubro de 1966. Eiji Toyoda, presidente da empresa, disse que trabalhou duro para criar este modelo e o seu principal concorrente foi o Datsun 1000, lançado alguns meses antes do Corolla.
A suspensão da frente era MacPherson Struts apoiado por um feixe de mola transversal abaixo do motor cross-membro, com folha molas ligado a um eixo sólido na traseira. O motor foi originalmente concebido para ser 1000 cc categoria fiscal, mas foi mudado mais tarde no processo de concepção para 1077 cc, a fim de vencer o Datsun 1000.
Toyota Corolla - 2ª Geração - 1970

A 2ª geração tinha tinha "coque-garrafa" styling. O desenho da suspensão dianteira foi muito melhorado, utilizando uma swaybar, porém a traseira permaneceu relativamente a mesmo. O Corolla tornou-se o segundo carro mais vendido no mundo naquele ano.
Toyota Corolla - 3ª Geração - 1974

A terceira geração Toyota Corolla (versão mundial - KE3x/KE5x), marcou o maior crescimento nos Estados Unidos, na sequência da crise dos combustíveis. Além do Sprinter, houve uma versão redesenhada de corpo construído pela Toyota afiliado Daihatsu, chamado de Daihatsu Charmant.
Esta geração, quando considerada como um todo, foi a que vivei mais tempo, possivelmente devido à recessão mundial da década de 1970. Uma grande variedade de carros foram construídos utilizando este chassi, incluindo Corollas, Sprinters, Daihatsu, e o desportivo Levin e Trueno modelos com o motor DOHC.
A "Toyoglide" 2/3-speed transmissão automática foi adicionado, assim como uma velocidade de quatro e cinco velocidades transmissão manual e a condução das rodas traseiras. A três portas "liftback" (E50) e desportivos Coupé (E51), foram acrescentados em 1976.
Toyota Corolla - 4ª Geração - 1979

A quarta geração foi lançada em 1979 no Japão e foi a última geração a ter toda a linha de rodas traseiras-drive. Embora a maior parte da quarta geração foi substituída em meados de 1984.
Esta geração (além do vagão) tem uma nova retaguarda Bobina Primavera cinco-link retaguarda com um Panhard rod e a distância entre eixos mais longo.
Em 1980, a produção diária atingiu o mais elevado número de todos os tempos até em então, com uma média de 2.346 unidades por dia.
Toyota Corolla - 5ª Geração - 1983

A quinta geração é geralmente considerado como o mais popular Corolla. 3,3 milhões de unidades foram produzidas.
Um motor DOHC 16 válvulas, designada 4A-GE, foi acrescentado em 1983 na parte traseira. Motorizções de 1,6 L (1587 cc) I4 e produziu um impressionante 124 cv (92 kW), transformando o Levin/Trueno (Japão), Corolla GT Coupé (Europa) e Corolla GT-S num carro desportivo muito popular.
Toyota Corolla - 6ª Geração - 1987

O GTI foi vendido em número limitado em certos países.
Foi apelidado de All-Trac em os E.U. A. e vendido com o nome Corolla Tercel ou em alguns países.
O modelo GTI teve um alto desempenho e são modelos alimentados por 4A-GE
Este modelo foi premiado com a Semperit Irlandês Carro do Ano, em 1988.
Na Europa, este modelo saiu com as seguintes motorizações para ser comercializado:
- 2E - 1.3 L (1295 cc), 12 válvulas SOHC, carb, 74 hp (55 kW)
- 4A-F - 1.6 L (1587 cc) I4, 16 válvulas DOHC, carb, 95 hp (71 kW)
- 4A-FE - 1.6 L (1587 cc) I4, 16 válvulas DOHC, FI, válvula ângulo estreito, 102 cv (76 kW)
- 4A-GE - 1.6 L (1587 cc) I4, 16 válvulas DOHC, FI, válvula grande ângulo, 115 cv (86 kW) GT-S
- 1C-III - 1.8 L (1839 cc) I4 diesel, ACHO, 67 cv (50 kW)

Sem comentários:

Enviar um comentário